Como criar um funil
Os funis são a chave para organizar seu processo de vendas e gestão de clientes.
Na Guilda, você pode criar vários funis e distribuir uma oportunidade em múltiplos funis ao mesmo tempo, garantindo flexibilidade para todas as áreas e equipes envolvidas no CRM.
Para criar um novo funil, faça o seguinte:
- Clique em “Funis” no menu lateral esquerdo;
- Na ferramenta de “Funis”, no canto superior direito, clique em “Criar funil”;
No formulário de criação de funil você pode adicionar etapas (colunas) e arrastar as colunas para trocar a ordem;
No botão “Alterar visualização” você pode alternar entre uma visualização por colunas, semelhante a que você verá no funil depois de criado, ou uma visualização por lista, que pode facilitar o processo de criação do funil (a ação “Alterar visualização” não influencia nem modifica aspectos do funil);
Ao preencher os campos de cada etapa (coluna) lembre-se que:
- “Título” refere-se ao título da coluna, ex. “Negociação”;
- “Sucesso estimado” refere-se ao valor em porcentagem de sucesso esperado para uma oportunidade naquela etapa (coluna), ex. “20%” de sucesso significa que do total de R$100.000 em propostas em uma coluna, espera-se que naquela etapa apenas R$20.000 seja realizado de fato;
- “Prazo esperado na etapa” refere-se ao tempo em dias estimado para que uma etapa permaneça na etapa até ser movida para a etapa seguinte ou encerrada (como “Ganha”, “Perdida” ou “Arquivada”). Quando uma oportunidade excede o prazo esperado, ela recebe um ícone de relógio na cor vermelha no canto superior direito do card.